

Guia de Vencedores
Despertando o vencedor que há em você!

Por Luciana Salvador
August 02, 2017
Escute a voz do seu coração
Tudo naquele momento parecia desabar, minhas forças estavam chegando ao fim e eu só queria chorar, o medo estava tomando conta de mim, e tudo que eu havia planejado já não fazia mais sentido diante de tantos obstáculos que estavam surgindo pelo caminho. Com essa situação eu só pensava em desistir, mas uma voz interior bem baixinha me dizia “não desista, você vai conseguir”.
Quantos de nós passamos por situações que nos deixam sem chão? Apesar disso, dentro de nós algo nos diz para continuar. E é desse empurrãozinho que tiramos mais um pouco de forças para prosseguir, independente dos obstáculos que estamos enfrentando.
Quantas vezes brigamos com essa voz por acharmos que é algo irreal e que talvez estejamos querendo demais? Por não confiarmos em nossa capacidade ficamos com a autoestima e autoconfiança vulneráveis, e diante dos obstáculos passamos a duvidar da nossa intuição.
Muitas oportunidades não chegam até nós por acharmos que não estamos aptos. A falta de confiança e fé em nós mesmos faz tudo tornar-se mais difícil. Ao longo das nossas vidas fomos desmerecidos, oprimidos e não pudemos expor nossas ideias, criatividade, imaginação, planos ou sonhos, ou quando assim fizemos fomos desdenhados, constrangidos. A recorrência de ocasiões desse tipo fez com que nos sentíssemos incapazes e sem confiança em nós mesmos.
Tudo isso gerou um complexo de inferioridade, um medo de explorar nossa criatividade, de expor nossas ideias, de assumirmos riscos e principalmente de errar antes mesmo de tentarmos. Esse sentimento de nos sentirmos menos que os outros faz parecer que todos são melhores que nós. Na verdade, somos capazes de realizar qualquer coisa que pretendamos, basta haver dedicação e autoconfiança, não nascemos com ela, é uma competência desenvolvida ao longo da vida a partir de doses diárias de fé em nós mesmos.
Experimente pensar em uma situação em que você se sentiu confiante e sinta-se novamente como se sentiu naquele dia. Sinta-se confiante dez minutos por dia, repita quantas vezes quiser, quanto mais exercitar mais autoconfiante se sentirá. Esse é um exercício para desenvolver a autoconfiança.
A autoconfiança faz com que nos sintamos corajosos diante dos obstáculos. Quanto mais autoconfiantes estivermos, menor é a probabilidade de desistirmos. Então, se tiver que fazer uma escolha, escolha escutar a voz do seu coração, a sua voz interior.