

Guia de Vencedores
Despertando o vencedor que há em você!

Por Samuel Garbuio
August 30, 2017
A decisão está em suas mãos!
Aquele que possui sabedoria compreende que a decisão de ser feliz está nas próprias mãos. São suas atitudes e ações que vão definir sua satisfação pessoal e realização, quem você será ou o que vai fazer. Na metáfora presente em ‘O Sábio e a Borboleta’, fica claro que as decisões estão em nossas mãos.
Uma jovem a fim de desafiar um grande sábio decidiu pregar uma peça nele. Ela disse à irmã que com uma borboleta dentro das mãos fechadas, perguntaria a ele se a borboleta estava viva ou morta. Caso ele respondesse que a borboleta estava viva, ela apertaria as mãos matando-a. Caso ele respondesse que estava morta, ela abriria as mãos deixando-a voar.
Assim, ao ser questionado pela menina, o sábio respondeu calmamente: depende de você, ela está em suas mãos. E assim funciona nas diferentes áreas das nossas vidas, pessoal, profissional, social, espiritual. São escolhas.
Ninguém consegue ser feliz plenamente o tempo todo. Sabemos disso. Mas a felicidade é construída e exercida diariamente, com doses de otimismo, confiança, coragem, autoestima, positividade, esperança e resiliência perante os obstáculos que são comuns para a maioria das pessoas.
Ser feliz é exercer aquilo que você acredita ser a sua função social e humana, é estar integrado à natureza, é interagir com o mundo e com as pessoas de maneira positiva, a fim de agregar, de somar valores e conhecimentos.
Ser feliz é o nosso maior dever e obrigação neste mundo. Estamos vivos e isto já é motivo suficiente para agradecer e nos sentirmos abençoados. Então, viver frustrado e cheio de amarguras como se a vida fosse uma porcaria, está longe de valer a pena. Você está desperdiçando aquilo que muitas mães choraram perdendo filhos jovens, o dom de estar vivo. O dom de existir.
Os obstáculos nos fortalecem, não há ganho sem dor, sem sofrimento. É preciso sair da zona de conforto, encarar desafios, mudar a forma de ver, de encarar a vida, querer crescer e evoluir. Isso é uma decisão sua, e é diária.
Para se tornar um recordista mundial e maior velocista de todos os tempos, o jamaicano Usain Bolt precisou suar muito. As conquistas não vieram de mão beijada. Ele precisou superar preconceitos. Foi difícil no início, mas ele nunca desistiu. E esse é o maior aprendizado. A persistência e a fé em você mesmo.
Portanto, a decisão de vencer e de ser feliz é sua. Lembre-se acima de tudo de agradecer todos os dias pela sua vida. Ela é importante para você, para a sua evolução, e para as pessoas que o amam.